sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Semiárido: O Reuso de água e os seus benefícios para os agricultores familiares!

Já imaginou como pode ser positivo otimizar o uso da água em áreas semiáridas do Nordeste brasileiro? Marcada por longos períodos de estiagem, a região tem muito a ganhar com tecnologias de reuso de água.
Além de ofertar água para a agricultura, incrementando a produção de hortaliças e frutas, por exemplo, a prática evita que resíduos poluentes cheguem ao meio ambiente, ajudando na conservação da Caatinga.

As tecnologias de reuso de água viabilizam a reutilização da chamada água servida ou cinza, aquela que utilizamos para tomar banho, lavar roupa ou limpar a casa. Isso acontece porque elas filtram resíduos químicos e outros dejetos e conduzem a água, já filtrada, por meio de uma bomba d’água, até uma caixa elevada, de onde ela é distribuída por irrigação de gotejamento.
 Resultado de imagem para reuso de agua

No Semiárido nordestino, é possível encontrar diferentes experiências de reuso de água. Algumas delas podem ser conferidas na publicação Mulheres Rurais e o reúso de água – uma experiência no Cariri Ocidental paraibano, produzida pela Cunhã Coletivo Feminista, em parceria com o Programa Semear.

O registro tem como foco a sistematização da experiência de instalação de três unidades experimentadoras de sistemas de reuso de água servida. Participaram da iniciativa duas comunidades rurais e um assentamento de reforma agrária nos municípios de Monteiro, Congo e Prata, no Semiárido da Paraíba. A escolha da tecnologia foi das famílias participantes.

Chama a atenção a metodologia participativa que orientou a disseminação de conhecimentos sobre o reuso de água e as instalações, envolvendo, principalmente, mulheres. É comum que elas participem de atividades rotineiras que demandam água, seja para uso doméstico ou para o cuidado de hortaliças e canteiros.

Outra experiência pode ser encontrada no território do Apodi, no Semiárido potiguar, onde estão sendo implementados 200 Sistemas de Bioágua Familiar.
No Assentamento Morada Nova, em Caraúbas, as famílias participantes podem ver resultados em suas propriedades: a área de fruteiras e hortaliças já conta com a irrigação por gotejamento, a partir da água filtrada pelo sistema de reuso. São beneficiadas 31 espécies de plantas cultivadas no espaço.
 Resultado de imagem para bioagua familiar

Uma das estratégias adotadas para a disseminação da tecnologia na região tem sido o envolvimento das famílias agricultoras, com destaque para os jovens. A capacitação e a construção do conhecimento têm sido parte fundamental do processo, orientado pela metodologia do aprender fazendo.

 Resultado de imagem para bioagua familiar

A execução dessa iniciativa se dá em virtude de uma conjunção de forças, envolvendo a Organização Atos, proponente da ação, e o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os parceiros são o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC)/Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)/ GEF; a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); e as escolas públicas e associações comunitárias da região.

Para conhecer essa experiência de forma detalhada, a dica é acessar a Plataforma Talentos do Semiárido, que traz também histórias de pessoas que contribuem para fortalecê-la.

FONTE: Núcleo de Comunicação do Programa Semear - Confira a matéria na íntegra, acessando o link >>> http://www.portalsemear.org.br/noticias/mais-agua-para-produzir-no-semiarido-reuso-de-agua-seus-caminho-se-beneficios-para-familias-camponesas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...