terça-feira, 11 de abril de 2017

O Seguro da Agricultura Familiar (SEAF)

A partir deste ano, o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) poderá incluir todas as culturas financiadas no Pronaf. A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em dezembro de 2016, por meio da Resolução 4547, e ampliou a cobertura de 50 para mais de 150 culturas. 

Até o ano passado, o SEAF cobria somente as culturas que estavam no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).  O zoneamento envolve estudos complexos, estando voltado para culturas de grande participação no PIB agrícola.  Quando o SEAF foi criado, em 2004, havia 7 culturas no Zoneamento.  Por meio de um trabalho articulado entre a Secretaria de Agricultura Familiar, MAPA e Embrapa, esse número foi sendo ampliado até chegar a 50 culturas.  Mas como o Pronaf financia mais de 150 culturas, muitos agricultores não tinham acesso SEAF, porque a cultura não estava no ZARC.  

 Resultado de imagem para seaf
A iniciativa tem o objetivo de beneficiar os agricultores que trabalham com culturas de menor participação no PIB, mas que têm importância regional, gerando trabalho e renda para grande número de famílias.  Estão sendo incluídas culturas importantes na cesta de alimentos dos brasileiros, como batata, cebola, pimentão, alho, tomate e diversas outras.

SEAF

O SEAF foi criado com o objetivo de promover a produção agrícola, apoiando o agricultor para que possa plantar com segurança. É direcionado a produtores que conduzem sua lavoura como um empreendimento viável, integrado ao mercado e acessam o crédito do custeio agrícola do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O seguro garante retorno do investimento e oferece uma garantia de renda caso aconteça algum fenômeno da natureza que atinja a lavoura gerando perdas na produção.  O valor segurado é de até 80% da receita bruta esperada da lavoura e compreende o orçamento de custeio mais um valor de renda líquida.

O SEAF é um seguro multirrisco, cobrindo perdas em caso de seca, chuva excessiva, granizo, geada, vendavais, variações excessivas de temperatura, pragas e doenças que não tenham métodos de controle difundido. Quando houver algum método de controle, esse deverá ser usado.

 Resultado de imagem para agricultura familiar

Para ter acesso ao SEAF, o agricultor familiar precisa contratar o financiamento de custeio agrícola do Pronaf.  Ao acessar o crédito, o seguro é contratado automaticamente. Então pode ser iniciado o plantio da lavoura.

Fonte: portal do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a matéria na íntegra; acessando o link >>> http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/seguro-da-agricultura-familiar-cobre-mais-de-150-culturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...