quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Graças ao Pronaf e PNCF, produtor de batata-doce está entre os maiores do MT



Ter a própria terra e poder investir no campo é um sonho que vem se realizando para muitos produtores. Com o agricultor familiar Vital Baran não foi diferente. Em 2008, graças ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), ele adquiriu uma área de cinco hectares no município de Lucas do Rio Verde, a 350 km de Cuiabá. E com apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tornou-se um dos maiores produtores de batata-doce do Mato Grosso. 

 Resultado de imagem para pncf

Desde 2008, Vital Baran já pegou cerca de R$ 300 mil reais com o Pronaf e ampliou a área plantada por meio de parcerias. Hoje a bata-doce ocupa 40 hectares e a produção pode ultrapassar 1,3 mil toneladas. Ele conta que nunca teve dificuldade para pagar as parcelas do financiamento e indica o programa para outros produtores. “Pra mim ajudou em tudo. Tudo que eu precisava eu busquei e nunca tive problema”, afirma. 

De acordo com a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Vital é o maior produtor familiar de batata-doce da região de Lucas do Rio Verde, necessitando, com frequência, contratar mão de obra para ajudar na propriedade. A meta agora é expandir o mercado. “Pretendo me especializar mais no plantio de batata, ampliar bastante. Até onde eu vou chegar eu não sei. Se eu puder, até exporto”, aposta o agricultor.

No estado do Mato Grosso são mais de R$ 790 milhões em contratos do Pronaf.
O Pronaf é uma política pública da Sead que dá acesso a recursos financeiros a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. O financiamento pode ser feito de forma individual ou coletiva, com taxas de juros abaixo da inflação. O Pronaf tem diferentes linhas de crédito e investimento, de acordo com a necessidade do pequeno produtor.

 Resultado de imagem para pronaf

Juliana Andrade
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br

Fonte: Site do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a matéria na íntegra, acessando o link >>>  http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/com-pronaf-e-pncf-produtor-de-batata-doce-est%C3%A1-entre-os-maiores-do-mt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...