terça-feira, 11 de outubro de 2016

Agrotóxicos na alimentação.

Em convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- Brazlândia), a Universidade de Brasília (UnB) instalou no campus da Ceilândia um equipamento para detectar agrotóxicos em frutos e hortaliças.

"Esse cromatógrafo H pode fazer uma avaliação do que estamos comendo. Então podemos ter mais cuidado com os agricultores, levar esses dados analíticos, conversar com a Emater e prevenir futuras exposições", aponta a professora de Química da universidade, Maria Hozana Conceição.

Aparelho em uso na Faculdade UnB Ceilândia quantifica agrotóxico presente no morango, tomate e hortaliças
Aparelho em uso na Faculdade UnB Ceilândia quantifica agrotóxico presente no morango, tomate e hortaliças Secom/UnB

 
A professora explicou como funciona o aparelho e ressaltou a importância do equipamento ao alertar para o alto nível diário em que a população está exposta aos resíduos químicos.

"A exposição aguda é uma outra linha de trabalho que podemos investigar. A intenção agora é confirmar em que nível está o problema para que o agricultor possa se adaptar e para que campanhas de conscientização possam ser desenvolvidas. Inseticidas, nicotina e substâncias derivadas do petróleo já podem ser rapidamente identificadas em alguns alimentos", conclui a pesquisadora.

 Resultado de imagem para agrotoxivos alimentos

Informação via site da Rádio Nacional de Brasília. Confira a matéria na íntegra, acessando link:  http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/edicao/2016-10/pesquisadores-da-unb-criam-aparelho-que-identifica-agrotoxicos-em-alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...