domingo, 9 de outubro de 2016

Agricultura Familiar na Região Nordeste




No dia 08 de Outubro foi Comemorado o "Dia do Nordestino" – povo reconhecido pela força cultural manifestada na música, na culinária, na dança, na religião e pela capacidade de sobreviver a situações mais adversas provocadas pela seca. Além disso, a Região Nordeste concentra o maior número de agricultores familiares do país. Eles ocupam mais da metade dos 4,4 milhões de empreendimentos familiares brasileiros. Os dados são do último Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  Resultado de imagem para nordeste agricultura familiar


O Pronaf, somado a outras iniciativas, como o Garantia-Safra, assegura que os agricultores familiares dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte que sofrem com a seca possam viver melhor. O seguro garante também um benefício no valor total de R$ 850 àqueles que aderiram ao programa e tiveram perdas comprovadas de pelo menos 50% da lavoura. Além disso, a linha de crédito Pronaf Semiárido garante juros de 2,5% ao ano para agricultores familiares da região semiárida.

 Resultado de imagem para pronaf

A coordenadora geral do Garantia-Safra na SAF/Sead, Dione Freitas, explica que as políticas públicas devem ser planejadas considerando as pessoas, o bioma e o clima das regiões para as quais essas políticas foram criadas. É o caso do Garantia-Safra e da linha de crédito do Pronaf, o Pronaf semiárido.

Informações via sita do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a matéria na íntegra, Link:  http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...