quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Agroecologia.... saiba mais!



A AGROECOLOGIA, é fundamentada como um campo de conhecimentos científicos de caráter multidisciplinar e interdisciplinar, sejas eles endógenos dos agricultores familiares como de pesquisadores e técnicos, e estabelecida como base para o desenvolvimento de um conjunto de políticas públicas para a agricultura familiar.

A Agroecologia vem se destacando como a única alternativa viável para a construção do novo paradigma de desenvolvimento rural sustentável e solidário, na medida em que busca otimizar e integrar capacidades produtivas em bases territoriais e local com o uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais, o equilíbrio ecológico, e a eficiência econômica e justiça social.

 Resultado de imagem para agroecologia

Desde 2003, a Agroecologia foi incorporada aos princípios da PNATER, refletindo na Lei de Ater (Lei nº 12.188/2010) e na consolidação de parcerias do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural/SAF/MDA com as instituições públicas e privadas de Ater, tendo como foco a construção e socialização de conhecimentos agroecológicos para os agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do país. 

A Política de Agroecologia (Decreto nº 7.794/2012) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica reafirmam os compromissos assumidos pelo governo federal para o fortalecimento e consolidação do Brasil Rural com inclusão social e geração de renda. 

 Resultado de imagem para agroecologia

Informações via site do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a matéria na íntegra acessando o link >>>  http://www.mda.gov.br/sitemda/agroecologia-uma-oportunidade-para-extens%C3%A3o-rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...