terça-feira, 30 de junho de 2015

TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA

A transição agroecológica é o processo gradual de mudanças de práticas e manejos convencionais. Fazer a transformação significa deixar de utilizar produtos químicos, que oferecem riscos a saúde e ao meio ambiente e investir em práticas sustentáveis que trarão mais qualidade a vida do agricultor.

A  conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos, sendo a maioria constituída por agricultores familiares. E para afotar práticas agroecológicas, o agricultor conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento rural sustentável disponibiliza politicas públicas que valorizam e fortalecem a agricultura familiar.


Quando o agricultor decide fazer a transição agroecológica, caso ainda não possua um acompanhamento técnico, deve procurar uma instituição que ofereça ATER para fazer um planejamento da área onde produz. Assim será possível verificar quais e quais as práticas que tem utilizado para que sejam definidos os ajustes que devem ser realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...