quarta-feira, 24 de junho de 2015

Agricultura Familiar e Agroecologia

O tema agricultura familiar ocupa hoje um espaço na economia e sociedade brasileira. Nos últimos 10 anos a discussão a seu respeito vem conquistando espaço, e com um novo status político e, por consequência, vem sendo tratada como prioridade na agenda das políticas pública. Seja pela contribuição econômica que representa, seja em virtude dos aspectos distributivos e de eqüidade a ela associados.

Quando se fala em desenvolvimento sustentável com base na agricultura familiar surge a ideia da agroecologia. Esta, por estar baseada em uma estratégia de desenvolvimento rural sustentável, busca minimizar os efeitos das ações por parte da sociedade sobre o meio ambiente.

 Gliessman, conceitua agroecologia como “a aplicação dos conceitos e princípios ecológicos no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis”. Caporal e Costabeber  corroboram com a idéia expressa por Gliessman  ao definir que a “agroecologia nos faz lembrar de uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente (...) a oferta de produtos limpos, isentos de resíduos químicos (...)”.

 A agroecologia como ciência, estabelece bases para a construção de estilos de agricultura sustentável e desenvolvimento rural.



Com o fortalecimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e depois com o surgimento das linhas de crédito para “linhas verdes” que financiam projetos de produção agroecológica e orgânica, fica explícito o surgimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar com base no fortalecimento da agroecologia, que consideram, igual teor de importância, os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Isso revela que a agricultura familiar e a agroecologia são fundamentais para o alcance do tão almejado desenvolvimento rural sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...