terça-feira, 11 de julho de 2017

Presidente da República sanciona novo marco legal para a reforma agrária

Agricultores de assentamentos da reforma agrária e de áreas públicas federais não regularizadas em todo o país serão beneficiados com a sanção do projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 759/2016, que estabelece novas regras para a reforma agrária e a regularização fundiária. O presidente da República, Michel Temer, sanciona a nova lei nesta terça-feira (11), às 15 horas, no Palácio do Planalto, durante o lançamento do Programa Nacional de Regularização Fundiária.
 
A MP 759/2016 foi publicada pelo Governo Federal com o objetivo de modernizar a legislação agrária, adequar as normas à realidade atual do Brasil e, principalmente, assegurar mais efetividade e menor burocracia nas políticas de reforma agrária e de regularização fundiária.
 Resultado de imagem para reforma agraria
Para o presidente do Incra, Leonardo Góes, a aprovação da nova lei assegura mais transparência e agilidade nas ações executadas pela autarquia. “As medidas vão proporcionar mais segurança jurídica no campo, sem abrir mão de exigências e controles. As iniciativas fortalecem a atuação do Incra e corrigem distorções de suas políticas”, destaca.
 
A nova norma vai aperfeiçoar os instrumentos adotados pelo Incra para obtenção e destinação de terras para criação de assentamentos, cadastro e seleção de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária, os critérios de permanência das famílias assentadas e, principalmente, simplificar a titulação de lotes em assentamentos e posses em áreas da União em todo o país.
 
No âmbito da reforma agrária, a nova legislação viabiliza a retomada, com segurança jurídica, do processo de seleção para o assentamento de novas famílias de trabalhadores rurais, dando continuidade a um importante programa de inclusão social e produtiva. As alterações possibilitam ainda a regularização de cerca de 120 mil famílias que ocupam, de forma irregular, parcelas em assentamentos e se enquadram nos critérios de beneficiários da reforma agrária.
Fonte: Site do INCRA - Confira a matéria na íntegra acessando o link; http://www.incra.gov.br/noticias/presidente-da-republica-sanciona-novo-marco-legal-para-reforma-agraria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...