sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Parceria entre o MDA e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte garante títulos de terra a agricultores familiares.


 



O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário entregaram 162 títulos de terra e 2 assentamentos para agricultores de Apodi, Umarizal e Campo Grande. 

O agricultor Gilberto Moura (30) acredita na mudança  de sua vida a partir da terra que acabou de adquirir através do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF. Ele mais 03 famílias receberam o assentamento Nova Zelândia, na Zona Rural de Campo Grande. O assentamento tem cerca de 150 hectares e 02 açudes. "Essa era a condição que faltava para garantir o nosso sustento", disse Gilberto. 

A escritura do assentamento foi entregue as famílias nesta sexta (27) numa solenidade realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, com as presenças do Governador Robinson Faria, do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, engenherio agrônomo Caramurú Paiva, do Secretário do SEARA, Raimundo Costa, do Prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, do Presidente do Sindicato, Edilson Neto e de representações do Território do Sertão do Apodi. No Ato houve o recebimento de um segundo assentamento do PNCF por 20 famílias rurais do municío de Umarizal/RN. A solenidade também foi marcada pela entrega  de 162 títulos de terra para agricultores/as familiares que tiveram as suas terras regularizadas via o Programa Nacional  de Regularização Fundiária que é executado no Estado através da parceria do Governo Estadual com o Governo Federal via Secretaria do Estado de Apoio a Reforma Agrária - SEARA.


"A regularização fundiária realiza o georreferenciamento e as entregas dos títulos sem custos para as famílias beneficiadas", explicou Raimundo Costa, Secretário da SEARA. O Governador Robinson Faria agradeceu a parceria com o Governo Federal e afirmou que o momento representava mais um compromisso cumprido pela sua gestão. "Mesmo diante de um Estado que peguei quebrado não tenho baixado a cabeça e venho mostrando coragem de enfrentar e superar os problemas. Eu prometi que vou governar para os mais carentes e a agricultura familiar pode contar comigo", disse Robinson.

 

De acordo com Caramurú Paiva, representante do MDA, atualmente existem mais de 6.200 famílias assentadas, distribuídas em 856 assentamentos do Programa Nacional Crédito Fundiário distribuídos por todo o Rio Grande do Norte aonde as ações são executadas numa parceria entre os Governos Federal e Estadual. Ele afirmou ainda que a perspectiva para 2016 é de ampliação das ações de reforma agrária. "O Ministro Patrus Ananias tem afirmado que a meta é assentar 220 mil famílias acampadas no país até o final de 2018" conclui Caramurú Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...