sexta-feira, 24 de abril de 2015

Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais)

Os Territórios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) são regiões brasileiras que possuem os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Para fortalecer e ampliar as ações de segurança alimentar nesses territórios, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investe nas unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais).

A produção é agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. É integrada porque alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. É sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva a associação de produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas.

O modelo de tecnologia social Pais possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização. A unidade conta com um galinheiro na área central, três canteiros de hortaliças localizados em volta do galinheiro, além de área para pastagem. Dessa forma, a família recebe um kit contendo todo o material, insumo e os animais necessários para a construção da unidade e também para iniciar a produção.

A construção das unidades Pais é realizada por meio de convênios firmados com os governos estaduais por meio de edital público. Desde 2008, foram firmados 14 convênios com diferentes estados totalizando 2.305 unidades Pais implantadas, contemplando 100% dos municípios nos 22 territórios Consad. Cada unidade atende uma família, escolhida por uma comissão formada pelas equipes técnicas dos estados, dos municípios e dos Consads.

A tecnologia social Pais pode ser utilizada por agricultores familiares; acampados e pré-assentados da Reforma Agrária; comunidades quilombolas; entre outros. Os agricultores selecionados precisam fazer um curso de capacitação com duração de quatro dias desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além dos cursos, o Sebrae presta consultorias em gestão, em comercialização e tecnológica.

Fonte:  http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/desenvolvimentoterritorial/consad/producao-agroecologica-integrada-e-sustentavel-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...