terça-feira, 21 de abril de 2015

Manejo de pragas e doenças - Agricultura Sustentável

                 As pragas e doenças não aparecem por acaso, pois os insetos fazem parte da natureza. O desequílibrio causado, em geral pela ação do homem com a prática da queimada, monocultura, uso de agrotóxicos, fez com que alguns desses insetos se multiplicassem rapidamente. foi quebrada a cadeia de inter-relação animais/ animais e animais/ plantas.
               Segundo Pinheiro (1998), estudos mostram que o aumento de consumo de agrotóxicos faz com que cada ano apareçam 22 novas espécies de pragas.
              Aplicar inseticidas e fungicidas naturais é uma maneira de ajudar a evitar maiores danos. Mas esta não deve ser a única alternativa. As aplicações devem estar relacionadas com o manejo do solo e das culturas, fazendo-se uma boa adubação orgânica, mantendo-se uma cobertura morta, realizando-se a rotação e o consorciamento de culturas. Assim teremos, além de plantas mais fortes, as condições necessárias para um melhor desenvolvimento dos inimigos naturais sem necessidade do uso de fungicidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...