quinta-feira, 16 de abril de 2015

15 DE ABRIL - DIA NACIONAL DE CONSERVÇÃO DO SOLO

Uso sustentável contribui para a preservação do meio ambiente e ainda aumenta a renda do agricultor
Aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos para a produção agropecuária. Este é o principal intuito do Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta quarta-feira, 15 de abril. A data foi instituída por meio da Lei nº 7.876, de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para conscientizar o produtor rural e a população em geral de que o uso e manejo do solo devem ser feitos de forma sustentável. solo deve ter o seu uso e manejo de forma sustentável.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, o solo é fundamental para a manutenção da população humana na terra, por ser a principal matriz de produção de alimentos e fibras. “Esse motivo mostra a importância desse dia, no qual aproveitamos para discutir e aprofundar temas e técnicas que são essenciais para o bom uso e a conservação do solo”, disse.
O solo é componente fundamental do ecossistema terrestre e funciona como grande reservatório de água. O processo de evaporação dessa água, seja diretamente ou via transpiração das plantas, proporciona, além da produção de alimentos e de fibras, um clima favorável à manutenção de nichos ecológicos específicos que abrigam diversas espécies de plantas e animais. Essas espécies têm funções específicas na manutenção da estabilidade de todo o ecossistema.
Por isso, a degradação do solo causa inúmeras consequências negativas para o meio ambiente, como a diminuição da matriz de produção, a redução da qualidade e da quantidade hídrica nos reservatórios e cursos d’água, o aumento da variabilidade climática nas áreas de cultivo, a destruição de nichos ecológicos terrestres e aquáticos e da biodiversidade. Para conservar o solo e prevenir o processo erosivo, é necessária a adoção de um planejamento de uso e manejo sustentáveis desse recurso natural, que consiste na aplicação de técnicas de produção.
O Plano ABC é um dos programas do Ministério da Agricultura que visa a reduzir a emissão de gás carbônico na agricultura, por meio de tecnologias sustentáveis como o Plantio Direto, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a Recuperação de Áreas Degradadas e as Florestas Plantadas, que são importantes para a conservação do solo e preservação do meio ambiente. “Essas técnicas, quando utilizadas de forma efetiva na agricultura, proporcionam maior renda ao agricultor e ainda protegem o solo, evitando o carreamento de terra pelas águas das chuvas e o assoreamento dos corpos d´água”, afirmou Rocha.


FONTE:http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2015/04/hoje-e-o-dia-nacional-de-conservacao-do-solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...