sábado, 31 de março de 2018

Água e produção agroecológica são pautas de evento que reúne organizações e agricultores/as em Alagoas

“Água é um direito, não uma mercadoria!”; “Sementes que se plantam rumo ao IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA)”, e a feira agroecológica da agricultura familiar foram as principais pautas da primeira reunião ampliada da Articulação Semiárido Alagoano (ASA/Alagoas), deste ano. O evento reuniu agricultores, agricultoras, técnicos, comunicadores (as) populares e os integrantes da coordenação da rede ASA que discutiram a partir destes temas políticas públicas para convivência com o Semiárido. O evento aconteceu na Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), em Igaci-AL, nos dias 22 e 23 de março.

 Resultado de imagem para agroecologia
Foram dois dias de troca de conhecimento sobre questões socioambientais, dentro da conjuntura em que vive o país e principalmente a agricultura familiar. O representante da ASA/Alagoas, Ronivom Nascimento disse que “a gente precisa se conscientizar que o governo está tirando o pouco que temos e transferindo para o grande. Já foram cortados 95% dos recursos destinados para os programas sociais”.
Ele destacou também a situação do rio São Francisco que foi impactado com a obra de transposição e encontra-se agonizando. Além da reflexão sobre a situação do Velho Chico, outros participantes avaliaram o cenário das nascentes e rios no Estado.

Resultado de imagem para asa articulação do semi árido cisterna

Programas sociais
Os Programas desenvolvidos pela ASA Brasil têm contribuído para fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimento. Segundo a agricultora familiar Vera Lúcia da comunidade Barro Branco em Inhapi: “antes de conquistar  a cisterna para água de beber era uma vida muito difícil, porque não tinha um local para armazenar a água. A gente pegava água para beber em barreiros e a qualidade era péssima. Agora melhorou cem por cento com a cisterna, porque tenho água de beber e de produzir. A cisterna de 52 mil litros é boa para minha produção, porque consigo ganhar um dinheiro extra com o que produzo”.  

ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro. Confira a matéria na íntegra, acessando o link > http://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10478

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...