quarta-feira, 1 de março de 2017

Agricultura Familiar - ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro

Em 2007, a construção de tecnologias sociais para a produção de alimentos no Semiárido brasileiro ganhou escala com o início da ação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA. Uma década depois, 136 mil famílias agricultoras, segundo dados do Governo Federal, guardam água da chuva - em reservatórios como cisternas-calçadão, barragens e barreiros - que antes seria desperdiçada pela falta de estrutura para armazená-la. Com esse estoque, as famílias se mantêm produtivas no período seco, inclusive, nas longas estiagens como a atual, que se estende por seis anos. Os alimentos são produzidos para autoconsumo e o excedente é comercializado, gerando renda.

Das 136 mil famílias agricultoras com as tecnologias de segunda água em todo o Semiárido, 69,7% foram atendidas diretamente pelo P1+2. Boa parte das demais famílias (as 30% restantes) foi contemplada com as tecnologias disseminadas pelas organizações da ASA via convênios com os governos estaduais utilizando a mesma metodologia do programa. Atualmente, estima-se uma demanda reprimida de 900 mil famílias agricultoras.
 Resultado de imagem para cisternas asa

Conhecimento - Apesar das tecnologias terem um papel extremamente importante e impactante para a segurança alimentar das famílias difusas do Semiárido rural, um dos grandes trunfos da metodologia do P1+2 é o estímulo à construção de conhecimentos vindos dos próprios agricultores e agricultoras. Desconsiderada pela educação formal, essa sabedoria popular é um dos grandes tesouros que se multiplica e ganha força no programa.

São vários os momentos em que isto acontece: quando os agricultores e agricultoras se encontram nos cursos de formação sobre diversos assuntos relacionados com a convivência com o Semiárido, quando vão para os intercâmbios intermunicipais e interestaduais e quando têm sua experiência de vida sistematizada e transformada em boletins impressos numa tiragem de mil exemplares que são distribuídos pela família e se espalham por todo o Semiárido.

Fonte: Site da ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro. Confira a matéria na íntegra, acessando o link >>> http://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10084

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...