sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Agroflorestas conquistam espaço no RJ



A região Noroeste Fluminense tem quase sessenta produtores orgânicos e a boa notícia é que, em breve, o número de lavouras com esse perfil pode chegar a noventa. Um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Associação Central dos Produtores de Leite de Pádua (ACEPROL) injetou R$ 200 mil no Sistema Agroflorestal por meio da compra de equipamentos e recursos para consultoria agrícola.

A parceria, conquistada com apoio do Sebrae/RJ na elaboração do projeto que concorreu ao edital, vai beneficiar trinta propriedades rurais, onde serão implantados módulos do Sistema Agroflorestal (SAF), que promove a combinação entre agricultura, pecuária e floresta no mesmo espaço. A modalidade de SAF mais adotada no Noroeste Fluminense é a Horta Floresta, em que legumes, frutas e verduras são cultivados de forma orgânica ao lado de árvores de grande porte. A prática foi introduzida na região depois de oficinas promovidas pela Rede de Agroecologia, articulada pelo Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio de Janeiro.

 Resultado de imagem para sistema agroflorestais
O SAF Horta Floresta não só deu certo no Noroeste Fluminense, como é importante para a preservação da natureza, tendo em vista que a região apresenta o maior índice de degradação ambiental do estado.

FONTE: Site do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário. Confira a matéria na íntegra , através do link >>>  http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agroflorestas-conquistam-espa%C3%A7o-no-rj


SAF- Saiba mais!!!

Os sistemas agroflorestais (SAF’s) são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas. A utilização de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais.

 Resultado de imagem para sistema agroflorestais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...