terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sistemas agroflorestais em manejo agroecológico


 

Os Sistemas Agroflorestais, conhecido como SAFs, são sistemas agrícolas ou de produção onde se reúne numa mesma área, espécies arbóreas e agrícolas, dois fatores considerados muito importantes para um desenvolvimento mais sustentável em áreas rurais, pois além de reduzir o desmatamento melhora o uso da terra através da diversificação de culturas e equilíbrio de produção, integrando espécies nativas e culturas locais. É, também, uma boa opção para áreas onde há a necessidade de recomposição de matas ciliares e recupeção de nascentes e reserva legal.


A formação dos SAFs é composta pelo plantio de espécies lenhosas perenes que se desenvolvem consorciadas com plantas frutíferas e ornamentais, animais, hortaliças ou produção de grãos distribuídos em arranjo espacial ou em rotação. As espécies agrícolas utilizadas podem ser hortaliças e frutas, feijão, arroz, mandioca e outras culturas, dependendo da região. A combinação de espécies arbóreas, lenhosas, frutíferas ou madeireiras, com cultivos alimentares, de ciclos curtos, permite colheitas já no primeiro ano de implantação dos SAFs, gerando renda para o produtor.

 
 Os sistemas agroflorestais SAFs, considerando a diversificação de culturas e apoiadas em conhecimentos tradicionais, incentiva o uso de práticas agrícolas de forma integrada, favorece o equilíbrio ambiental, e além de reduzir o desmatamento, com a introdução de espécies nativas, fornecem sombra, abrigo, alimento e energia que podem ser fatores determinantes da prosperidade de produção agrícola, principalmente em ambientes tropicais e subtropicais. 

 
Para o pesquisador Agostinho Didonet, da Embrapa Arroz e Feijão, "o importante neste sistema é que o agricultor pode adaptá-lo de acordo com suas necessidades, inclusive com plantio de espécies frutíferas associadas às atividades apícolas, ao turismo ecológico e recuperação de áreas degradadas." A combinação desses fatores se ajusta a agrofloresta no modelo de agricultura sustentável.

Acessem: www.portaldoagronegocio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sementes crioulas: verdadeiros patrimônios genéticos

Agricultoras e agricultores familiares de todo Brasil contribuem de diversas maneiras para a preservação da agrobiodiversidade. Uma das prin...